Nos tempos modernos, é bastante comum que as crianças possuam uma carga horária complementar à escola, em centros de explicações.
O objetivo é reforçar as aprendizagens feitas na escola, assim como desenvolver outras habilidades benéficas para o desenvolvimento pessoal e congnitivo dos alunos.
Na prática, os centros de explicações oferecem uma melhoria no processo de aprendizagem, através de um apoio personalizado.
Este apoio consiste num acompanhamento ao aluno, de forma individual ou em grupo, com foco em uma ou mais disciplinas.
De seguida, esclarecemos porque é que as explicações são uma mais-valia para qualquer estudante.
Como as explicações oferecem um suporte completo na formação do aluno
Ao contrário do que possamos pensar, as explicações não servem unicamente para alunos com desempenho escolar mais baixo.
O apoio oferecido nos centros de estudo é vantajoso para qualquer estudante. Isto porque consiste num suporte extra ao desenvolvimento intelectual e, também, pessoal de crianças e jovens.
Neste sentido, fique a conhecer alguns dos principais motivos pelos quais todos os alunos deveriam considerar ter explicações.
1 – Atividades multidisciplinares
Os centros de explicações possuem um cronograma de ensino mais abrangente, oferecendo atividades para além da sala de estudo ou do apoio ao estudo.
Aqui incluem-se projetos, ações de formação, entre outros. Como exemplo, existem as oficinas com a participação de pais e alunos, e até passeios para diversificar a rotina de estudo.
Estas atividades procuram trabalhar a formação através de tarefas lúdicas, tornando o processo de aprendizagem muito mais completo.
2 – Profissionais capacitados e materiais didáticos atualizados
Um bom centro de estudos faz-se com ótimos professores.
Estes profissionais devem ser qualificados, para desenvolverem as atividades de forma dinâmica e motivadora.
A ferramenta essencial do professor é o material didático, portanto, uma aprendizagem eficiente só é possível com recursos de qualidade.
Este material, quando utilizado em conjunto com bibliografias complementares das disciplinas, potenciam a aquisição de conhecimentos do aluno. Além de que, torna o estudo ainda mais agradável e eficaz.
3 – Acesso ao conteúdo através de uma nova linguagem
O ensino através de uma forma de linguagem diferenciada auxilia os estudantes na assimilação do conteúdo.
Isto porque, neste contexto, o profissional utiliza, geralmente, uma metodologia mais facilitadora, do que a que o aluno encontra numa sala de aula habitual.
Assim, o conteúdo torna-se mais claro, uma vez que é transmitido de maneira mais particular e objetiva.
4 – Desenvolver autonomia e confiança
Durante as explicações, o aluno tem a liberdade de criar esquemas de estudo para facilitar a sua aprendizagem.
Este aprende a fazer mapas mentais, desenhos, resumos, entre outras estratégias para captar o conteúdo.
Assim, a apropriação / assimilação das aprendizagens ou matérias torna-se mais fácil. Desta forma, os resultados começam a ser positivos, permitindo que o aluno se sinta mais confiante para enfrentar qualquer desafio.
5 – Aprendizagem mais natural
Quanto menos o aluno se frustrar com o estudo, mais ele vai absorver conhecimento.
Com a dedicação e incentivo dos professores nos centros de explicações, as crianças e jovens sentem-se menos envergonhados com pequenos erros. Isto é essencial para que ganhem confiança e progridam de forma mais eficiente.
É muito importante que o aluno sinta que está a evoluir, para se sentir motivado a continuar a melhorar.
Por tudo isto, as explicações são importantes no desenvolvimento intelectual e pessoal dos alunos.
O apoio oferecido não se limita a questões técnicas de aprendizagem, mas envolve também aspetos como autoconfiança e independência. Traços fundamentais para a formação da personalidade dos mais jovens.